O IRONMAN chega a Portugal em setembro de 2017

Cultivando valores de excelência, paixão, compromisso e perseverança, o IRONMAN revela o que pode ser alcançado quando nos testamos para além dos nosso limites. Superação e orgulho - sentimentos que todos transportam para as suas vidas depois desta experiência de resistência física e mental. O desafio que se propõe dia 3 de Setembro de 2017 em Cascais tem 70.3 milhas, ou seja, cerca de 113 km em três segmentos de natação - 1,9 km; ciclismo - 90 km e corrida - 21,1 km. Sim...uma modalidade não é suficiente.

Os percursos são extraordinários e de beleza ímpar. Percorrendo toda a Baía de Cascais na natação, o ciclismo será em apenas uma volta de 90 km - Avenida Marginal até Algés, Malveira da Serra, Pisão, Autódromo do Estoril, Lagoa Azul, Guincho, Cascais. Para fechar em beleza, os atletas correm a meia maratona entre Cascais e S.Pedro do Estoril em duas voltas, ao lado do mar no Paredão e regressam pela Av. Marginal para o seu momento de glória em plena Baía de Cascais. A organização é da 3 Iron Sports, que preparou ao ínfimo pormenor o grande palco com capacidade para mais de 2000 atletas e que na sua estrutura reune quase 1000 pessoas, entre voluntários e staff.

A nível global a marca tem 130 eventos onde participam 250.000 atletas e mais de 6 milhões de espectadores em todos os continentes e não para de crescer.

O IRONMAN 70.3 PORTUGAL - Cascais é prova de qualificação para o Campeonato do Mundo IRONMAN 70.3 e recebeu uma avalanche de inscrições a 9 meses de distância reflexo da curiosidade que despertou a entrada de Portugal nas competições da World Triathlon Corporation. Mais de 1000 inscritos em apenas 2 meses e a tendência é esgotar. Modalidade com grande crescimento no nosso país, a participação de atletas nacionais é de cerca de 40%.
O atleta tipo tem em media 42 anos, é licenciado, com um papel corporativo influente e viaja mais de três vezes por ano. Sendo uma prova de resistência, obriga a estadias prolongadas, especialmente atractivo para Portugal e no impacto directo de vários milhões para a economia local. A maioria dos atletas participantes é amador, aproveita para estender a sua permanência e assim fazer turismo com pelo menos dois acompanhantes.

O planeamento destas provas é feito com muita antecedência, assim como a sua preparação, estendendo em largos meses a exposição e possibilidades de activação de marca para os parceiros nas plataformas do evento e no local de prova durante pelo menos quatro dias. Vemos a verdadeira força da IRONMAN nos números de tráfego web anual - 200 milhões em todo o mundo, 29,7 milhões na europa, redes sociais com mais de 1 milhão de seguidores, milhões de espectadores em transmissões televisivas, que revelam o interesse à volta deste movimento. A Câmara Municipal de Cascais foi fundamental no seu apoio ao projecto desde 2011, assim como as Câmaras Municipais de Oeiras e Sintra, a União de Freguesias de Cascais e Estoril, o importante papel do Turismo de Portugal, TAP Portugal, Hotel Quinta da Marinha, Rádio Comercial e outras parcerias com TV e patrocínios em curso que se associarão ao evento.

O sonho tornou-se realidade. Durante largos anos Portugal procurou esta oportunidade, que finalmente a 3 Iron Sports e a Câmara Municipal de Cascais alcançou. Está dado o primeiro passo na afirmação do nosso país como grande destino de Triatlo.

ironman.com/portugal70.3

by Jorge Paulo Pereira
IRONMAN 70.3 Cascais