CONFERÊNCIA GLOBAL DE TRIATLO

Nesta conferência será apresentada a vanguarda da investigação em saúde e desempenho no triatlo. Com paineis diários sobre temáticas dedicadas à otimização do treino e desempenho em triatlo, apresentados por alguns dos melhores treinadores, médicos, fisiologistas do desporto, investigadores e atletas, a conferência anual de triatlo de Cascais está a tornar-se uma das mais importantes a nível mundial. Para além de proporcionar uma oportunidade para atletas, treinadores e outros intervenientes no triatlo de actualizarem e consolidarem conhecimentos com os maiores especialistas do triatlo mundial, esta conferência pretende promover a investigação e incentivar a colaboração em projectos de investigação e a utilização das melhores práticas desportivas.

O tema da conferência deste ano é: “Optimização da saúde e o desempenho no triatlo: o estado da arte

OPTIMIZAÇÃO DA SAÚDE E O DESEMPENHO NO TRIATLO:
O ESTADO DA ARTE

CASCAIS - CASA DE HISTÓRIAS PAULO REGO AUDITÓRIO

31 AGO - 1 SET 2017

PROGRAMA

1

31 AGOSTO - 09:30h/ 17:00h
Saúde no triatlo durante o treino e a competição

Tópicos: Triatlo e saúde em geral e ao longo da vida do atleta; Patologias que ocorrem durante a competição; Caso específico da natação em águas abertas; Choque de calor e aclimatação; Optimizando a saúde e segurança durante a competição de triatlo; Principais mensagens do painel de especialistas, particularmente importantes para os triatletas e de acordo com as declarações de consenso do COI e o nosso TOKYO SPECIAL: Como preparar para os Jogos Olímpicos de 2020.

Mesa redonda: Principais pontos a reter para os atletas e treinadores relativamente ao treino e competição em diferentes distâncias e em diferentes condições.
2

1 SETEMBRO - 09:30h / 17:00h
Treino e fatores de risco para a má adaptação do atleta: alterações em função da idade, perfil do atleta e distância da prova

Pretende-se apresentar detalhadamente os resultados mais recentes da investigação sobre os fatores de risco para a má adaptação dos triatletas dos diferentes grupos etários, tendo como evidência as lesões e doenças por eles desenvolvidas.

Serão Apresentados resultados ainda não publicados dos atletas de equipa nacionais na distância ITU do campeonato do mundo e olímpica, de acordo com a faixa etária; e dos atletas de Ironman. Os resultados serão utilizados para revelar como a influência relativa dos factores de risco para a má adaptação podem mudar com a idade e a especialização na distância da prova e, servirão de base para uma discussão informada sobre como proceder, em especial quando o atleta evolui em função da distância da prova.

Optimização do treino e preparação para a prova – no pico de forma


Tópicos: O que os cientistas podem transmitir aos treinadores; O que os treinadores necessitam e transmitem aos cientistas; Qual é a perspectiva do atleta; Inovações eletrónicas: monitorização e má adaptação - na vanguarda da investigação e tecnologia relacionadas com o treino diário.

Mesa redonda - influência/importância que os diferentes fatores relacionados com risco/saúde /desempenho têm em função da distância da corrida e como o conhecimento dessa relação pode ser usada da melhor forma. Avanços tecnológicos que permitem optimizar o desempenho do atleta.

ORADORES

 

Convidados – Di Murray OBE, Sérgio Marques e Hélder Milheiras – discussão em mesa redonda.

 
 

Para questões relacionadas com a conferência, envie email para: cascais.global.tri.conf@gmail.com ou consulte Triathlon Training Injury and Illness para conhecer as mais recentes actualizações.

Língua Oficial da Conferência – Inglês. Os temas poderão variar ligeiramente ao anunciado.
 

INSCRIÇÕES

Deverá estar registado para poder assistir à Global Triathlon Conference.
Não serão aceites inscrições nos dias do evento.
Número limitado de participantes.

ORGANIZADORES

 

PARCEIROS

IRONMAN 70.3 Cascais